Dizer 'bom dia' a estranhos faz maravilhas por si, diz estudo

É mais do que uma questão de educação. Só tem a ganhar!

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/12/2023 16:28 ‧ 06/12/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Bem-estar

Passa pelos outros e finge que nem os vê? Más notícias. Bom dia, por favor e obrigada. Dizer estas palavras a estranhos proporciona bem-estar e satisfação, defendem investigadores da Universidade Sabanci, na Turquia. Sim, leu bem. Segundo um estudo, publicado na revista Social Psychological and Personality Science, conversar com desconhecidos, ainda que por um curto período de tempo, tem benefícios.

Os cientistas analisaram inquéritos preenchidos por 60 mil adultos sobre hábitos de vida e saúde mental. Foi assim que descobriram que os mais sociáveis apresentavam uma maior satisfação com a vida.

Leia Também: O que está a dar é dormir com cebolas dentro das... meias (sim, leu bem!)

A principal autora do estudo, Esra Ascigil, acredita que o bem-estar relatado está relacionado com um sentimento de pertença. "Ter um sentimento de pertença faz com que nos sintamos aceites e valorizados por outros pessoas - muitas vezes é considerado uma necessidade humana fundamental", afirmou a responsável, em entrevista ao Daily Mail.

E não é tudo. Além de proporcionar bem-estar, a interação social pode funcionar como um fator protetor contra a demência, um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças, como o Alzheimer, que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Um estudo da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney, na Austrália, demonstra que interações frequentes - mensais ou semanais - com familiares e amigos diminui o risco.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam, atualmente, 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, com quase 10 milhões de novos casos todos os anos. Além disso, a OMS prevê que este número possa chegar aos 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões.

Leia Também: Adormece sempre depois desta hora? É por isso que não consegue emagrecer

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas