A época festiva pode ser uma tentação de doces e pratos que não come todo o ano. Ainda assim, o melhor é ter sempre cuidado com as quantidades e com o que põe na mesa e no prato. Os nutricionistas Jaimie Davis e Angel Planells revelaram ao canal NBC News o tipo de alimentos que evitam a todo o custo.
São alertas que deixam para este período mais festivo, de Natal e Ano Novo, mas também para o resto do ano, uma vez que este tipo de alimentos costuma estar sempre à disposição. Veja o que deve evitar.
Leia Também: Menopausa. Quatro alimentos (e bebidas) que podem causar afrontamentos
Bebidas açucaradas
Um dos principais problemas está na quantidade de calorias que está a ingerir. "Existe uma ligação entre o consumo de açúcar, a obesidade e as doenças cardíacas em adultos", conta a nutricionista Jaimie Davis.
Alimentos ricos em sódio
"São como guloseimas. Se come-os a toda a hora, podem tornar-se um hábito", conta Angel Planells. Aqui incluem-se, por exemplo, snacks, carnes curadas, sopas enlatadas ou refeições congeladas.
Snacks cheios de gordura
"Comer grandes quantidades de alimentos ultraprocessados pode aumentar o risco de obesidade, doenças cardíacas, cancro, diabetes, síndrome do intestino irritável ou depressão", continua Jaimie Davis.
Leia Também: Pessoas com esta condição devem pensar bem antes de comer enlatados