Bem sabemos que resistir às tentações da mesa de Natal é quase missão impossível. São cometidos exageros uns atrás dos outros e o problema são os dias seguintes. Felizmente, há formas de pôr fim ao inchaço e de voltar a caber nas calças.
A nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, no Brasil, explica ao jornal Metrópoles que o desconforto, acompanhado de inchaço na região abdominal, costuma ser o resultado do excesso de carboidratos ingeridos. "Os excessos consumidos durante a ceia ficam acumulados no fígado e nos músculos, sendo transformados em glicogénio. Por cada grama de glicogénio produzida, o organismo armazena quatro mililitros de água, o que causa a retenção de líquidos e o inchaço", aponta.
Leia Também: É por fazer isto que não consegue perder peso
Outro motivo para o inchaço abdominal são as bactérias da microbiota intestinal, que tanto gostam de açúcar e carboidratos refinados. Ao ingerir alimentos que contenham esses ingredientes, as bactérias fermentam e causam gases, aumentando o inchaço da barriga.
A nutricionista acrescenta ainda que o consumo excessivo de alimentos salgados, como enchidos, também provocam a tão temida retenção de líquidos. Se o sal é consumido em exagero, o organismo irá reter mais água para eliminá-lo.
Leia Também: Sinais precoces de diabetes que são confundidos com excessos do Natal
Para melhorar este cenário, Rayanne Marques partilha cinco truques que vão ajudá-lo a sentir-se melhor:
1- Coma alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio, como banana, vegetais, lentilhas e amêndoas;
2- Estimule o corpo com chás com ação diurética, como os de hortelã, gengibre e cavalinha. Nesta altura, a hidratação deve ser reforçada. No entender da nutricionista, o ideal são 35 mililitros de água por cada quilo de peso;
3- Acrescente fibras nas refeições para facilitar a digestão dos alimentos. Sementes de chia e de sésamo em saladas e sopas são uma das recomendações da especialista;
4- O exercício físico acelera o metabolismo e melhora a circulação, fazendo com que o corpo desinche mais rápido;
5- Faça um jejum de 12 horas entre as gulodices do Natal e o pequeno almoço. A digestão sairá beneficiada.
Leia Também: Começou o dia a sentir-se inchado? Um copo deste sumo pode ajudar