"Ouvimos falar muito dos perigos do colesterol elevado, mas se não fizermos uma análise ao sangue, provavelmente não fazemos ideia, porque normalmente não há sintomas", alerta o médico Khalid Zalmay no Youtube. Ainda assim, são vários os sinais indicadores de que algo não está bem, nomeadamente na pele.
O xantelasma é um deles. Mais comum na meia idade e em mulheres, trata-se uma lesão amarela nos cantos internos das pálpebras, normalmente indolor, formada por colesterol que se acumula em forma de bolsas sob a pele, que pode ser sinal de níveis elevados de colesterol elevado, diabetes ou outros problemas de saúde.
Leia Também: Será cancro do rim? Três sinais que o corpo dá pela calada
Os xantomas também são um importante sinal de alerta. Consistem em pequenas bolsas de material gorduroso que podem surgir quer nos joelhos, cotovelos e nádegas, como nos tendões das mãos e no tendão de Aquiles. "Uma das principais causas desta erupção são os níveis elevados de triglicéridos", aponta Khalid.
Um anel em volta da córnea também pode ser considerado um sinal de colesterol elevado. Porém, "também pode estar relacionado com outras doenças, como a pressão arterial elevada e a aterosclerose [um tipo de arteriosclerose, que está na base das doenças arteriais mais comuns, como a hipertensão arterial, a doença coronária, o aneurisma da aorta ou a doença arterial dos membros inferiores]".
Já saliências ou caroços à volta dos joelhos, nós dos dedos ou cotovelos são comuns em pessoas com hipercolesterolemia, uma doença genética que se traduz por níveis elevados de colesterol desde a nascença.
Leia Também: Afinal, é por causa do azeite que não está a conseguir emagrecer
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade) e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Continua na luta contra o colesterol? Veja se tem isto na despensa!