Doenças cardiovasculares representam 30% das mortes em Portugal. Sabia? Tendo isto em conta, Hélder Dores, um cardiologista, com a aprovação da Comissão de Ética da NOVA Medical School, criou o estudo RADICAL (RAstreio DIgital do risco CArdiovascuLar). Qual é o objetivo? Conseguir avaliar o risco cardiovascular da população portuguesa.
Qualquer um tem a oportunidade de participar neste importante e inovador estudo. Aliás, "em Portugal, não existia, até à data, uma ferramenta que permitisse a qualquer indivíduo identificar o seu risco cardiovascular, sem recurso a uma consulta médica", lê-se em comunicado.
Leia Também: A forma de evitar 80% das doenças cardiovasculares nas mulheres
Quer participar? Basta preencher um questionário online com 23 perguntas, uma duração de cerca de cinco minutos, e que abrange múltiplos fatores de risco cardiovascular, "tais como a idade, o peso, os hábitos alimentares e a pressão arterial", lê-se em comunicado.
É necessário que os participantes tenham idades compreendidas entre os 40 e os 69 anos e não tenham história de doença cardiovascular.
De acordo com Hélder Dores, "aproximadamente 80% das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas por alteração do estilo de vida e controlo adequado dos fatores de risco cardiovascular, sendo que uma em cada três mortes pode ser evitada". Mesmo assim, “a prevenção é subvalorizada e muitos indivíduos apresentam um mau controlo dos fatores de risco cardiovascular”.
Leia Também: Atenção a estes sinais indicadores de colesterol (perigosamente) alto