Múltiplos estudos comprovaram ao longo dos anos que o sono de qualidade pode melhorar (e muito) os níveis de concentração, manter o seu coração saudável, reduzir o stress e reforçar o seu sistema imunitário. Por isso, médicos e especialistas nesta área, citados no The Independent, aconselharam hábitos capazes de ajudar qualquer um a dormir melhor em 2024.
Leia Também: Sabia que comer o mesmo durante toda a semana pode prejudicar o sono?
1- Comece a tomar magnésio
Tomar magnésio antes de ir para a cama pode ajudar imenso. Porquê? Estimula o relaxamento muscular o que aumenta "ainda mais as suas capacidades de melhorar o sono", explica Naomi Newman Beinart, uma médica. Como? "Dizendo ao seu sistema nervoso que está na altura de fazer uma pausa", acrescenta.
2- Crie (e mantenha) uma rotina de sono
Ari Manuel, outro médico, afirma que "manter uma hora de deitar e uma hora de acordar consistentes ajuda o sono a tornar-se um hábito que o seu corpo passa a esperar".
3- Faça mais exercício físico
Para além de ser "essencial para a saúde em geral, o exercício tem um impacto direto na necessidade de um sono profundo durante a noite", diz Lindsay Browning, psicóloga, neurocientista e especialista em sono. "Quanto mais exercício fizer, mais profundo será o sono." Tente só não fazer exercício demasiado perto da hora de ir para a cama.
4- Crie um ambiente acolhedor e confortável
Por exemplo, a cor do quarto pode ajudá-lo a sentir-se mais relaxado e pronto para dormir", acrescenta. "Cores neutras, como os tons de terra e o bege, são mais calmantes, e a investigação descobriu que o azul está associado a sentimentos de calma."
5- Limite o consumo de álcool
É um sedativo capaz de ajudar a adormecer, sim, mas, ao mesmo tempo, "promove a vigília na segunda metade da noite, o que significa que acordamos frequentemente de madrugada. Além disso, o álcool afeta a progressão normal das fases do sono pelas quais passamos todas as noites, o que significa que o sono que temos não é tão reparador".
Leia Também: Deita-se e adormece logo? Pode não ser tão positivo como pensa