Banhos de gelo estão, sem dúvida, na moda e, na verdade, têm múltiplos benefícios. E um novo estudo pode ter encontrado mais alguns para colocar na lista. Investigadores da University College London, no Reino Unido, concluíram que nadar em água fria pode reduzir significativamente os sintomas da menopausa.
Para chegarem a esta conclusão, disponibilizada na Post Reproductive Health, uma revista científica, os investigadores analisaram 1114 mulheres, entre as quais 785 estavam a entrar na menopausa de modo a examinar os efeitos da natação em águas frias na sua saúde e bem-estar.
Leia Também: Menopausa. Quatro alimentos (e bebidas) que podem causar afrontamentos
Graças a isto concluíram que esta atividade resultou numa melhoria significativa da ansiedade (relatada por 46,9% das mulheres), das alterações de humor (34,5%), do mau humor (31,1%) e dos afrontamentos (30,3%) nas mulheres que estavam a começar a menopausa. Para além disto, algumas das mulheres citadas no estudo afirmaram que consideraram a água fria "um alívio imediato do stress/ansiedade" e descreveram a atividade como "curativa".
Já entre as 711 mulheres que relataram sintomas menstruais, "quase metade afirmou que a natação em água fria melhorou a sua ansiedade (46,7%) e mais de um terço disse que ajudou as suas alterações de humor (37,7%) e irritabilidade (37,6%)".
Leia Também: Hábitos que ajudam qualquer a mulher a manter-se saudável na menopausa