Crianças que têm um cão são fisicamente ativas, concluiu um estudo publicado na revista científica International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, liderado por Emma K. Adams, da Universidade da Austrália Ocidental.
A investigação baseou-se em dados de um estudo longitudinal que acompanhou a atividade física de 600 crianças na faixa etária de dois a sete anos, no período de 2015 a 2021.
Leia Também: Faça isto e o seu cão será o mais sociável do parque
Entre as crianças observadas, 307 não tiveram um cão em casa no período, 204 tiveram o animal durante todo o período, 58 passaram a ter um no período em análise e 31 tiveram. A atividade física das crianças foi medida usando acelerómetros que medem o movimento preso à região da anca e informações prestadas pelos pais.
Meninas com um cão que faziam, em média, oito atividades físicas semanais a mais do que aquelas sem um cão. Entre os meninos, os que tinham um cão praticavam cerca de sete atividades físicas por semanas.
As crianças que no início do estudo não tinham um cão, mas que passaram a ter o animal em casa, passaram a fazer em média sete atividades físicas semanais a mais do que antes. As meninas passaram a fazer, em média, 52 minutos a mais de atividades físicas por dia.
Leia Também: É esta a altura do ano em que os cães perdem mais pelo