Está a limpar a casa ou a planear fazê-lo? Tem chão de madeira? Não os limpe antes de ler os conselhos muito úteis e importantes de Alicia Sokolowski, a presidente e co-CEO da AspenClean, uma empresa de limpezas domésticas, citada no site de Martha Stewart.
De acordo com a especialista, o mais importante, ao limpar o chão, é garantir que nunca fica demasiado molhado porque "a água parada pode danificar a madeira". Deve ainda evitar usar produtos de limpeza agressivos como o vinagre branco e o sumo de limão. Porquê? São demasiado ácidos para os soalhos de madeira.
Leia Também: Misturar amaciador e uma chávena de café resolve problema comum em casa
Primeiro, antes de começar a limpar o chão tem de aspirar e, assim, eliminar toda a sujidade (e detritos) capaz de fazer estragos na madeira, aconselha. Depois, num balde, misture água morna com algumas gotas de detergente natural da loiça e, se quiser dar um brilho natural ao chão de madeira, "pode incluir uma pequena quantidade de azeite na solução de limpeza", acrescenta.
Quando a mistura estiver pronta, mergulhe uma esfregona de microfibras no balde, torça o excesso de líquido e, claro, comece a limpar o chão, trabalhando em secções pequenas. Por último, recomenda que "passe uma esfregona seca no chão para evitar danos causados pela água e garantir um acabamento sem riscos".
Leia Também: Conhece o truque da colher? Deixa o WC cheiroso em menos de nada