Afinal, ainda não estava a par de todas as grandes mais-valias da beterraba. Visto por muitos como um superalimento, ainda que o sabor a terra não agrade a tantos outros, este vegetal ajuda a reduzir a pressão arterial, contribuindo para um menor risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Além disso, também diminui a inflamação, como explica Michael Mosley, médico e autor de vários livros, num dos episódios do seu programa 'Secrets of Your Big Shop', no Channel 4.
"As beterrabas são particularmente ricas em nitratos. Os nitratos são convertidos pelas bactérias da saliva em óxido nítrico e, claro, isso causa a expansão dos vasos sanguíneos e, portanto, maior fluxo sanguíneo para as extremidades", explica.
Leia Também: A fruta que não está à espera que diminua o risco de cancro e AVC
O alimento tem provas dadas. O médico recorda que existem vários estudos que provam que o consumo deste vegetal é "uma forma eficaz de reduzir a pressão arterial e também de melhorar o desempenho físico". "Um estudo descobriu que o consumo de algumas beterrabas por dia durante algumas semanas resultaram numa queda da pressão arterial média de cerca de cinco milímetros de mercúrio. A ser mantido, é o suficiente para reduzir o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco em 10 por cento."
Mosley acrescenta ainda que a beterraba também contém antioxidantes que reduzem a inflamação. Mais: "Um estudo descobriu que combinar sumo de beterraba com exercícios pode aumentar a ligação em áreas do cérebro que controlam os seus movimentos".
Leia Também: Talvez nem precise realmente de perder tanto peso, diz endocrinologista