Há uma hora mais indicada para comer e reduzir o risco de doenças cardíacas, segundo a cardiologista Abeer Berry. No TikTok, a médica revela que fazer as refeições no início do dia pode ter mais benefícios do que se julgava até aqui.
"Quer saber uma forma fácil de reduzir o risco de doenças cardíacas? Faça as suas refeições mais cedo. As doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no mundo. Só em 2019, causaram mais de 18 milhões de mortes, das quais quase oito milhões foram atribuídas à dieta. Portanto, é evidente que a dieta desempenha um papel importante na progressão e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares", disse, num vídeo publicado na rede social TikTok. Abeer Berry reforça: "Faça as suas refeições o mais cedo possível e pare de comer o mais cedo possível para reduzir o risco de ter doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais".
Leia Também: Basta adotar três hábitos para ganhar anos de vida, segundo um médico
Referindo-se a um estudo, publicado em dezembro de 2023 na revista Nature, recorda que os cientistas concluíram que jantar antes das 20 horas e tomar o pequeno almoço logo ao acordar é o melhor para manter a saúde. A investigação envolveu 103 mil voluntários com uma idade média de 42 anos (79% das participantes eram mulheres).
O grupo de epidemiologistas franceses da Universidade de Sorbonne compararam os hábitos alimentares dos participantes com a idade, sexo, ciclos de sono, consumo calórico diário e estilos de vida semelhantes. Com base na análise destes dados, concluíram que saltar a primeira refeição do dia aumenta o risco de doença cardiovascular.
@abeerberry1 Eat your meals earlier to reduce your risk of cardiovascular disease #fyp #viral #cardio #cardiology #medicine #cardiologist #health #healthy #food #meals #timedeating #intermittentfasting Big mood - aApVision
Leia Também: Médico revela três 'segredos' dos cardiologistas para uma vida mais longa