A falta de manutenção regular no aspirador "pode ser responsável pela diminuição do desempenho ou mesmo chegar a causar avarias no aparelho", alerta a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. O aparelho, explica, "começará a deixar mais sujidade para trás e a demorar mais tempo a completar a tarefa da melhor forma".
Além disso, "pode também ficar mais ruidoso durante o funcionamento, e, no limite, o motor e as escovas sofrerão danos", acrescenta.
Leia Também: Nunca pensou que misturar refrigerante e detergente tivesse este poder
A Deco refere que os cuidados indicados a seguir para o aspirador continuar a funcionar nas melhores condições incluem a limpeza das escova assim que acabar de aspirar e antes de arrumar o aparelho.
Outras das "principais razões para o aspirador perder sucção" são filtros sujos. "Ambos devem ser limpos, pelo menos, uma vez por mês." Se o saco ou o depósito estiverem cheios, a eficácia de aspiração também pode diminuir.
"Se tiver um robô ou um modelo vertical com bateria, precisa de cuidados acrescidos para fazê-la durar. Arrume o aparelho num local fresco, pois o calor não é amigo da bateria", diz ainda.
Leia Também: Médica conta razão por que jamais usa tábuas de cozinha de plástico