As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte a nível global e há casos associados a uma alimentação inadequada. Ainda assim, este desfecho pode ser evitado com o consumo de alguns alimentos. E não estamos a falar daqueles com nomes impronunciáveis. Três deles são aqueles que temos muitas vezes à nossa disposição em casa.
Ao Business Insider, a nutricionista Victoria Taylor, da associação British Heart Foundation, começa por dizer: "Não creio que existam superalimentos". "Não existem tipos de ingredientes mágicos que possa incluir na sua dieta e que irão corrigir todos os outros erros que existem na sua alimentação", explicou.
Leia Também: Aumente o consumo destes 20 alimentos. São ricos em ferro
Ainda assim, considera que há alimentos que contribuem mais para um sistema cardiovascular saudável. "São baratos e talvez já os tenha nos seus armários", sublinhou. Entre os maiores aliados do coração estão as ervilhas congeladas, por serem fonte de proteína vegetal e vitamina C, que ajuda a proteger as células e a mantê-las saudáveis. Além disso, também são ricas em fibras, o que pode ajudar a diminuir a absorção de colesterol pelo organismo, um fator de risco para doenças cardíacas.
A nutricionista recomenda também amendoim sem sal, realçando o facto de conterem fibras, proteínas e uma variedade de vitaminas e minerais, todos necessários numa dieta equilibrada.
Victoria Taylor recomenda ainda o consumo óleo de colza, embora seja desaconselhado por alguns especialistas.
Leia Também: Três alimentos doces que fazem bem ao cérebro, segundo um neurocientista