Ferver a água da torneira pode eliminar os microplásticos, diz estudo
Cientistas explicam tudo.
© ShutterStock
Lifestyle Saúde
Hoje em dia, os nano e microplásticos estão, aparentemente, em todo o lado: na água, no solo e no ar. Têm muitos efeitos negativos na saúde, mas existem formas de evitá-los ao máximo e, recentemente, um estudo descobriu que simplesmente ferver (e filtrar) a água da torneira pode ajudar a remover quase 90% destes tipos de plástico.
Mais especificamente, o estudo revelou que, "à medida que a temperatura da água aumenta com a ebulição da água dura, que é rica em minerais, uma substância calcária conhecida como calcário ou carbonato de cálcio forma uma crosta, conhecida como incrustante, que envolve as partículas de plástico", explicam os cientistas.
Leia Também: Perigo. Foram encontrados microplásticos em sal de cozinha
Com o tempo, "estas incrustações acumular-se-iam como o calcário típico, altura em que poderiam ser esfregadas para remover os nano e microplásticos", acrescenta Eddy Zeng, o líder do estudo. Por isso, além de ferver a água, sugere que "quaisquer incrustantes remanescentes a flutuar na água possam ser removidos, passando-a por um filtro simples, como um filtro de café."
Para chegarem a estas conclusões, os cientistas recolheram amostras de água da torneira de Guangzhou, na China, e adicionaram-lhes diferentes quantidades de nano e microplásticos. Todas as amostras foram fervidas durante cinco minutos e deixadas arrefecer. Depois, a equipa mediu o teor de plástico que ficou a flutuar na água.
Com a experiência, os investigadores conseguiram mostraram que em água com 300 miligramas de calcário por litro até 90 por cento dos plásticos foram eliminados após a fervura. Já em amostras de água com menos de 60 miligramas por litro, concluíram que cerca de 25% dos plásticos foram removidos.
Leia Também: Médica conta razão por que jamais usa tábuas de cozinha de plástico
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com