A cirurgião oftalmologista Audrey Tai alertou para três sinais de alerta nos olhos que podem ser indicadores de doença cardíaca.
"Estou aqui para falar sobre sinais dentro e ao redor dos olhos, alguns dos quais são apenas visíveis pelo seu médico oftalmologista e outros que pode observar no espelho e que podem ser indicadores de risco de doença cardíaca", disse a médica num vídeo publicado no Youtube.
Leia Também: Neurocientista revela "segredo surpreendente" para prevenir Alzheimer
O xantelasma é um deles. Mais comum na meia idade e em mulheres, trata-se de uma lesão amarela nos cantos internos das pálpebras, normalmente indolor, formada por colesterol que se acumula em forma de bolsas sob a pele. "Pode ter níveis elevados de triglicerídeos ou colesterol LDL ['mau' colesterol] no sangue e pode até ser um sinal de que tem um distúrbio genético que causa níveis lipídicos anormais, como hipercolesterolemia familiar, que é uma causa genética do colesterol LDL elevado", alertou.
Mas há mais. Segundo Audrey Tai, a dilatação da pupila e alterações na retina também não são bom sinal.
"É muito importante fazer exames oftalmológicos regulares, especialmente se «tiver mais de 40 anos, diabetes ou algum fator de risco para doenças cardíacas ou vasculares", aconselhou.
Leia Também: Fala-se de um 'novo' vírus misterioso no TikTok. Há motivo para alarme?