São vários os riscos de saúde associados à obesidade. Muitos deles podem levar ao aumento do estigma social. Esta segunda-feira assinala-se o Dia Mundial da Obesidade. O 'website' Medical News Today revela alguns dos mitos sobre esta condição que podem levar a alguns mal entendidos.
Tom Newman e Anna Guilford citam alguns estudos para mostrar alguns dos mitos que estão relacionados com a obesidade.
Leia Também: Obesidade. Cuidar da saúde mental ajuda a reduzir número de mortes
1- Para reduzir a obesidade basta comer menos e fazer mais exercício
Embora a dieta e o exercícios possam ser fatores importantes, existem outros fatores que têm um papel significativo na obesidade, como a falta de sono, o stress, o uso de certos medicamentos e problemas hormonais.
2- Obesidade causa diabetes
Não é a causa direta. É um fator de risco de diabetes tipo 2, mas nem todas as pessoas desenvolvem esta doença.
3- Pessoas obesas são mais preguiçosas
Um estudo de 2011 realizado no Canadá mostrou que o número de passos de pessoas poderia reduzir com o excesso de peso, mas a diferença não era assim tão significativa.
4- Se os parentes próximos são obesos, é provável que também venha a ser
As hipóteses podem ser mais elevadas, mas não é necessariamente algo que leve à doença. Além da genética, um estilo de vida semelhante pode também ser a causa.
5- Obesidade não afeta a saúde
O risco de hipertensão, doenças cardiovasculares, problemas de sono e saúde mental é mais elevado nas pessoas que têm diabetes. Uma pequena perda de peso pode trazer benefícios à saúde.
Leia Também: Devia andar a comer isto todos os dias para não engordar