Quem sofre de apneia do sono pode estar em risco de problemas de memória e raciocínio, afirmam os autores de um novo estudo, feito no Centro Médico de Boston, nos Estados Unidos. Será apresentado em abril, mas, claro, os investigadores realçam que "o estudo mostra uma associação positiva, mas não determina se a apneia do sono causa declínio cognitivo".
Para o estudo, a equipa de cientistas analisou mais de quatro mil pessoas que responderam a um questionário sobre a qualidade do sono, assim como sobre eventuais problemas de memória e raciocínio.
Leia Também: Mudanças na dieta podem reduzir o risco de problema que afeta o sono
Entre os participantes, os investigadores revelam que "1079 referiram sintomas de apneia do sono; 357, ou seja, 33%, referiram problemas de memória ou de raciocínio, em comparação com 628 pessoas, ou seja, 20% das pessoas sem sintomas de apneia do sono".
Depois de analisarem outros fatores, como a idade, a raça, o sexo e a educação, os investigadores descobriram que "as pessoas que referiram sintomas de apneia do sono tinham cerca de 50% mais probabilidades de também referirem ter problemas de memória ou de raciocínio, em comparação com as pessoas que não tinham sintomas de apneia do sono".
Leia Também: Atividade cerebral traduzida em cores e música facilita exame médico