Muitos não sabem, ou esquecem-se, mas o manjericão tem muitas qualidades, além de adicionar muito sabor a qualquer receita. Trata-se de uma erva aromática muito utilizada na cozinha italiana, rica em nutrientes e com imensos benefícios para a saúde. Quais?
Por exemplo, num estudo, citado no Liverpool Echo, investigadores conseguiram demonstrar que os compostos do manjericão, como o eugenol, ajudam a baixar os níveis de cortisol, a principal hormona de stress do corpo, estimulando uma sensação de calma e reduzindo os sintomas de stress.
Leia Também: Cientistas descobrem mecanismo da relação entre stress e cancro
Existem outros. Por exemplo, o manjericão tem um composto anti-inflamatório capaz de reduzir o risco de desenvolver doenças crónicas, assim como as doenças cardíacas, afirma outra investigação. Pode ainda melhorar a pele, acalmar a acne e as erupções cutâneas.
É ainda capaz de proteger o fígado. Como? Auxiliando nos processos de desintoxicação e protegendo contra lesões hepáticas. Aliás, um estudo realizado em animais revelou que "o manjericão pode reduzir os níveis de colesterol induzidos pelo stress nos rins, no fígado e/ou no coração". Por último, importa mencionar que o manjericão pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Leia Também: Incluir um simples exercício na rotina pode fazer maravilhas na pele