Passa o dia sentado no escritório a trabalhar? Boas notícias. Recentemente, um estudo, feito na Universidade de Sydney, concluiu que aumentar a contagem de passos diários pode contrariar as consequências para a saúde de um estilo de vida sedentário.
Foram analisadas mais de 70 mil pessoas e, assim, os cientistas descobriram que a "cada passo adicional até cerca de 10 000 passos por dia estava associado a uma redução do risco de morte (39%) e de doenças cardiovasculares (21%), independentemente do tempo restante de sedentarismo", explicam.
Leia Também: Queimar gordura na barriga é mais fácil com estes quatro exercícios
"Isto não é de modo algum uma 'carta branca' para as pessoas que são sedentárias durante períodos de tempo excessivos, no entanto, contém uma importante mensagem de saúde pública de que todo o movimento é importante e que as pessoas podem e devem tentar compensar as consequências para a saúde do tempo de sedentarismo inevitável aumentando a sua contagem diária de passos", afirma Matthew Ahmadi, líder do estudo.
Depois de terem em conta outros fatores com influência, os autores calcularam o número ideal de passos por dia para contrariar o elevado tempo de sedentarismo e recomendam entre 9.000 e 10.000 passos/dia.
Leia Também: Não é só para quem treina. Seis benefícios (impressionantes) da creatina