É muito importante incluir exercício físico regular na rotina, especialmente quando tem como objetivo emagrecer, mas não precisa de inscrever-se em ginásios muito caros. Existem formas mais económicas e simples de mexer o corpo, queimar calorias e acelerar o metabolismo. Quais? Por exemplo, Shane O'Mara, um professor de investigação experimental do cérebro na Trinity College de Dublin, na Irlanda, citado no Mirror, aconselha que faça caminhadas.
Porquê? De acordo com o especialista, apostar numa atividade física de pouca intensidade ao longo do dia tem mais impacto para o metabolismo do que curtas "explosões" de atividade intensa, mas pouco frequentes.
Explicou ainda que muitos tendem a "sobrestimar" os benefícios de simplesmente ir ao ginásio durante uma hora, quando estiveram inativas durante o resto do dia. Aliás, este tipo de comportamento pode levar a uma "inatividade induzida pelo exercício", segundo o professor.
Para além disso, o professor acredita que fomos criados para "movimentos rítmicos regulares", em vez de "explosões" de atividade pouco frequentes. Por isso, estar sentado todo o dia, depois ir a uma sessão intensa de ginásio e depois voltar a sentar-se "não corresponde à forma como evoluímos enquanto seres humanos", acrescenta.
Leia Também: Excesso de peso pode ter um efeito negativo na saúde mental, diz estudo