Alguns sintomas da Covid-19 podem manifestar-se de forma diferente em homens e mulheres, afirma um estudo realizado pela Universidade Privada do Principado de Liechtenstein e publicado na revista científica Plos One.
Depois de avaliarem 1.163 pessoas antes, durante e depois da infeção, os investigadores descobriram que a pele dos homens ficou mais quente após o diagnóstico. A frequência cardíaca era mais alta e a respiração estava mais acelerada face à das mulheres, inclusive no período de recuperação.
Leia Também: Médico explica como saber se está com Covid em 2024
Por outro lado, as mulheres apresentaram sintomas persistentes com maior frequência, como dificuldade respiratória e fadiga, durante meses após a fase aguda da doença.
Os voluntários usaram uma pulseira conetada a uma aplicação, para a monitorização dos sintomas. Entre 2020 e 2021, foram registados mais de 1,5 milhão de horas de dados fisiológicos. Durante este período, 127 participantes testaram positivo para a Covid-19.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Covid longa. 'Nevoeiro cerebral' é causado por hemorragias, diz estudo