Passa (sempre) água fria no cabelo depois de lavar? É um hábito relativamente comum. Tem (mesmo) benefícios reais? Harikiran Chekuri, uma dermatologista, citada na Shape, explica os efeitos da água fria no cabelo, assim como no couro cabeludo.
Boas notícias! De acordo com a especialista, o hábito tem, na maioria dos casos, um impacto positivo na saúde e no aspeto do cabelo.
Leia Também: Para um cabelo como o de Jennifer Aniston, peça um 'fluffy lob'
Explica ainda que a "água fria pode ajuda a fechar as cutículas do cabelo, retendo a humidade e os nutrientes e mantendo a sujidade e as bactérias afastadas". Normalmente, "isto resulta num cabelo mais macio, suave e brilhante", acrescenta. Pode também ajudar a prolongar a cor em indivíduos com o cabelo pintado.
É possível que a água fria melhore a saúde geral do seu cabelo "ao promover a distribuição de oxigénio, através da circulação sanguínea no couro cabeludo", acrescenta. E resulta, geralmente, num cabelo mais saudável, mais maleável e mais fácil de pentear a longo prazo.
Leia Também: O que deve fazer para garantir que não estraga o cabelo enquanto dorme
Já em relação ao couro cabeludo, a dermatologista explica que água fria pode "reduzir a inflamação, a irritação e a comichão" e, ao mesmo tempo, equilibrar o nível de pH do couro cabeludo, uma forma de prevenir alguns problemas como a caspa e as infeções. Também acalma "o couro cabeludo dos efeitos do calor" e dos produtos que muitos utilizam. Pode ainda ajudar "a regular a produção de sebo (óleo natural)".
Por último, afirma que este hábito pode ajudar "a selar as propriedades benéficas dos seus produtos, assegurando que os ingredientes hidratantes e nutritivos ficam incorporados no seu cabelo, em vez de serem levados pela água".
Leia Também: Esta máscara caseira faz maravilhas pelos cabelos pintados