Já ouviu falar de kombucha? Trata-se de uma versão fermentada de chá verde e preto. Existem diferentes receitas, mas a maioria "envolve um processo de dupla fermentação utilizando um 'scoby', uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras", explica a Reader's Digest. Tornou-se muito popular nos últimos anos e tem múltiplas qualidades. Sabia?
Caso não saiba, a kombucha contém propriedades muito parecidas com as do chá verde que ajudam "a proteger contra a diabetes tipo 2, reduzindo a resposta do açúcar no sangue a refeições com elevado índice glicémico".
Leia Também: Carqueja, uma planta aromática com saúde 'para dar e vender'
Pode ainda ajudar (e muito) a proteger contra o cancro, "impedindo o crescimento e a propagação de células cancerosas", algo que pode estar relacionado com a "elevada concentração de polifenóis e antioxidantes do chá na kombucha".
Tem muitos probióticos, característica que faz maravilhas pelo seu microbioma intestinal. Para além disso, "ajuda na digestão, a reduzir a inflamação e até a promover a perda de peso". Pode eliminar algumas bactérias más, especialmente as causadoras de infeções como 'E coli' e 'Salmonella typhi', assim como ter efeitos antioxidantes no fígado.
De acordo com um estudo, "a kombucha pode melhorar significativamente marcadores de doença cardíaca, o incluindo o colesterol, no espaço de um mês".
Leia Também: A fruta que pode melhorar o desempenho sexual dos homens