Um composto natural presente nos brócolos, entre outros alimentos, pode ser uma aliada no combate ao cancro. Trata-se do sulforafano, uma substância associada a vários benefícios para a saúde. Agora, investigadores da Universidade de Sydney, na Australiana, perceberam que também evita a formação de coágulos sanguíneos, segundo um estudo publicado na revista científica ACS Central Science.
Os cientistas referem que a substância diminui a aglomeração das plaquetas e, consequentemente, as hipóteses de formação de coágulos que podem causar um acidente vascular cerebral (AVC).
Leia Também: Carqueja, uma planta aromática com saúde 'para dar e vender'
"O composto do brócolos não só é eficaz na melhoria do desempenho da medicação anticoágulo após um acidente vascular cerebral, como também pode ser usado como agente preventivo para doentes com alto risco de AVC", disse o biomédico Xuyu Liu, um dos autores do estudo, em entrevista ao portal do Instituto de Pesquisa do Coração do Reino Unido.
Com base nestes resultados, os cientistas sugerem a criação de medicamentos que usem sulforafano como princípio ativo para lidar com emergências médicas, tendo em conta que os fármacos atualmente em distribuição só funcionam em 20% dos casos. Em testes feitos com ratos, a combinação do SFN com esses fármacos aumentou a taxa de sucesso para 60%.
Leia Também: Nutricionista recomenda os alimentos essenciais para uma tiroide saudável