Apostamos que não sabia que uma colher de vinagre leva à perda de peso

A descoberta foi feita recentemente.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/03/2024 11:58 ‧ 14/03/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Peso

Consumir uma colher de sopa de vinagre de maçã, logo pela manhã, pode levar à perda de peso em semanas. Esta é a principal conclusão de um estudo feito por investigadores da Universidade do Espírito Santo de Kaslik, no Líbano, publicado na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health.

A investigação contou com a participação de 120 jovens com uma idade média de 17 anos e índice de massa corporal (IMC) entre 27 e 34 - considera-se que um IMC acima de 25 indica excesso de peso. Os voluntários foram separados em quatro grupos. Cada grupo de 30 pessoas recebeu doses diárias de cinco mililitros (ml), 10 ml ou 15 ml de vinagre de maçã (esta última equivalente a uma colher de sopa) misturadas em com 250 ml de água ou de um placebo com água pela manhã ao longo de 12 semanas. Ou seja, cerca de três meses.

Leia Também: Nutricionista sugere três alimentos que reduzem o risco de várias doenças

Os voluntários que beberam vinagre de maçã perderam, em média, entre seis e nove quilos em três meses e reduziram o IMC de 2,7 a 3 pontos. Para as pessoas que consumiram 15 ml de vinagre de maçã, o peso médio passou de 77 quilos (kg) para pouco mais de 70 kg. No grupo de 10 ml, o peso baixou de 79 kg para 72 kg, enquanto no de cinco ml foi de 79 para 74 kg. Os que receberam placebo obtiveram uma descida média de apenas 0,3 kg após as 12 semanas. Através da realização de análises, os cientistas também concluíram que os participantes melhoraram as taxas de açúcar e colesterol.

"Estes resultados sugerem que o vinagre de maçã pode ter potenciais benefícios na melhoria dos parâmetros metabólicos relacionados à obesidade e distúrbios metabólicos em indivíduos obesos", disse o principal autor do estudo, Rony Abou-Khalil, no artigo.

Os pesquisadores acreditam que a descoberta pode contribuir para o tratamento da obesidade, embora reconheçam que o número limitado de participantes, por exemplo, não foi suficiente para avaliar possíveis efeitos secundários.

Leia Também: Fármaco promete perda de peso cinco vezes mais rápida do que Ozempic

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas