Infelizmente, os casos de cancro colorretal - definição que inclui os cancros do cólon e do reto - aumentaram nos últimos anos entre os jovens. Existe, sem dúvida, muito estigma sobre esta forma de cancro e a maioria das pessoas não conhece os sintomas mais comuns e os fatores de risco.
Tendo isto em conta, Meredy Birdi, uma dietista oncológica, citada na Bussiness Insider, explica que "o que sabemos agora é que precisamos de ter mais controlo sobre a nossa saúde em termos de risco de cancro". Por isso, aconselha que inclua certos alimentos no pequeno-almoço para reduzir, ao máximo, o risco deste cancro.
Leia Também: Cancro colorretal. "Diagnóstico precoce pode, de facto, salvar vidas"
Por exemplo, incluir muita fibra na dieta ajuda e a especialista recomenda coisas como "uma tigela de papas de aveia com frutos secos, frutos vermelhos e sementes mistas". Pode sempre "acrescentar uma pitada de canela para dar mais sabor".
De acordo com a dietista, como os frutos vermelhos contêm antioxidantes e a aveia, os frutos secos e as sementes contêm muita fibra, este pequeno-almoço ajuda a reduzir o risco de desenvolver certos tipos de cancro, como o colorretal. Também aconselha uma tigela de iogurte grego. É rico em proteínas, cálcio e probióticos.
Explica ainda que "um pequeno-almoço vegetariano com legumes grelhados com queijo halloumi, ovos e abacate" ajuda a aumentar significativamente a ingestão de fibras. É ainda "uma ótima opção para aqueles que querem um pequeno-almoço mais completo pela manhã".
Por último, relembra que as dietas que incluem muita carne processada, carnes vermelhas e alimentos ultraprocessados têm sido associadas a um maior risco de cancro colorretal. E, claro, sugere uma dieta baseada em vegetais 75% do tempo.
Leia Também: Medicamento contra cancro da mama pode ser ainda mais eficaz, diz estudo