Mais boas notícias! Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, estão a desenvolver uma análise ao sangue que tem a capacidade de "identificar milhões de pessoas que propagam a tuberculose sem o saberem".
Como funciona? Comparando as proteínas encontradas no sangue de pessoas com tuberculose ativa com as de pessoas saudáveis, assim como de doentes com infeções pulmonares, os investigadores descobriram "um grupo de seis marcadores biológicos que se encontram em níveis elevados nos doentes infecciosos".
Leia Também: Teste pode identificar quem está em risco de insuficiência cardíaca
Para chegarem a esta conclusão, disponibilizada no Journal of Clinical Investigation Insight, os investigadores examinaram proteínas encontradas no sangue de pessoas com tuberculose ativa em África e na América do Sul.
Caso o teste funcione corretamente, a análise pode "ajudar a identificar os cerca de três milhões de casos da doença que não foram detectados no ano passado", especialmente nos países em desenvolvimento, explica Hannah Schiff, autora principal e especialista em doenças respiratórias, citada na SkyNews.
Para além disto, a especialista afirma que estas conclusões podem ajudar no desenvolvimento de um teste à tuberculose que seja "tão simples como os utilizados durante a pandemia de Covid".
Segundo a especialista, "a tuberculose propaga-se através da inalação de pequenas gotículas provenientes da tosse ou espirro das pessoas infetadas". Pode afetar sobretudo os pulmões, mas tem impacto em qualquer parte do corpo, acrescenta.
Leia Também: Investigadores estão a desenvolver uma vacina contra o cancro do pulmão