A longo de todo o mês de abril, a Cantina de Ventozelo vai celebrar as águas que banham a quinta que lhe serve de morada, com um menu a que deu o nome 'O Rio Douro'. Pela mão do chef José Guedes, será possível degustar iguarias menos comuns, mas de grande relevância na região do Alto Douro, tais como sável, truta ou, até mesmo, plantas ribeirinhas.
O menu surge no seguimento da iniciativa mensal de celebração dos produtos regionais e de época, lançada em março pela Cantina, com a desmancha do porco. "Escolhemos o Rio Douro como tema de abril em Ventozelo, porque quando pensamos na oferta gastronómica desta região, nem sempre identificamos os produtos de rio com grande destaque, para além da lampreia", explica em comunicado o chef José Guedes, que assumiu recentemente a liderança da cozinha do restaurante de Ventozelo Hotel & Quinta.
Chef José Guedes© João Bernardino
"Tendo como objetivo dar destaque a ingredientes de excelência que são menos lembrados, teremos, por exemplo, o sável, que cozinharemos em escabeche, como é feito tradicionalmente. A truta da zona de Boticas, um produto de qualidade superior, que serviremos com piso de ervas e um arroz cremoso de pimentos. E apresentaremos também algumas plantas ribeirinhas que aparecem nas cotas mais baixas da Quinta de Ventozelo, a poucos metros do rio, das quais destacamos os espargos trigueiros e o funcho selvagem", acrescenta.
Leia Também: A mistura que deixa a casa incrivelmente cheirosa sem gastar um dinheirão
Esta iniciativa regular de elogio aos produtos regionais e de época vai durar todo o corrente ano e poderá materializar-se tanto em menus especiais, como em atividades extra, tais como provas temáticas ou mostras ao vivo de técnicas e de produtos, que tanto podem ir do tomate coração de boi à vindima, passando pela caça ou a apanha da azeitona, entre outros. Em abril, o protagonista é o Rio Douro e a promessa do chef José Guedes é simples: "Convidamos, assim, todos os que nos visitam a descobrirem, à mesa, que o rio que nos identifica como região tem múltiplas virtudes".
Disponível de segunda a sexta-feira, à hora de almoço, o menu é composto por couvert, dois petiscos, prato principal e sobremesa. Tem um valor de 45 euros por pessoa, com harmonização de vinhos DOC Douro.
© Cantina de Ventozelo
Aberto a hóspedes e ao público em geral, o restaurante Cantina do Ventozelo, que ocupa precisamente o local onde antigamente eram servidas as refeições dos trabalhadores da quinta, mantém assim, agora com a mestria do chef José Guedes, o seu papel de dar vida à gastronomia local e às receitas tradicionais do Douro.
Leia Também: Cuidado. O vinagre de limpeza não deve ser usado nestas 10 coisas