Sim, leu bem. Segundo os investigadores da Universidade de Sydney, na Austrália, fazer a maior parte da atividade física diária ao fim da tarde está associada aos maiores benefícios para a saúde das pessoas que sofrem de obesidade.
Trata-se de um estudo - disponibilizado na Diabetes Care - que envolveu quase 30 mil adultos, com mais de 40 anos, com obesidade, alguns tinham diabetes tipo 2. Todos foram acompanhados ao longo de quase oito anos e usaram dispositivos capazes de registar a atividade física diária.
Leia Também: Dicas de especialistas para cuidar da visão quando faz exercício físico
Graças a isto, os investigadores descobriram que "aqueles que realizavam a maior parte da sua atividade física aeróbica moderada a vigorosa - do tipo que aumenta a frequência cardíaca e nos deixa sem fôlego - entre as 18h00 e a meia-noite tinham o menor risco de morte prematura e de morte por doença cardiovascular".
Para além disto, concluíram que a frequência com que as pessoas praticavam atividade física durante a noite, revelou-se "mais importante do que a quantidade total de atividade física diária".
"Não discriminámos o tipo de atividade que monitorizámos, que pode ser qualquer coisa, desde uma caminhada até subir as escadas, mas também pode incluir exercício estruturado, como correr, trabalho ocupacional ou mesmo limpar a casa vigorosamente", explica Matthew Ahmadi, um dos autores do estudo.
Angelo Sabag, um dos autores do estudo, lembra que "o exercício não é, de forma alguma, a única solução para a crise da obesidade, mas esta investigação sugere que as pessoas que podem planear a sua atividade em determinadas alturas do dia podem compensar melhor alguns destes riscos para a saúde".
Leia Também: Conheça o exercício que ajuda a ter menos dores musculares