Evite as pastilhas elásticas com medo dos efeitos negativos que têm nos dentes. Mas, na realidade, consumi-las com moderação tem algumas qualidades. Não quer acreditar? Ferakh Hamid, um dentista, citado no Daily Record, mencionou os benefícios das pastilhas sem açúcar para a saúde oral.
Por exemplo, as pastilhas ajudam a combater cáries, explica. Como? Fazem com que o fluxo de saliva aumente, o que "ajuda a neutralizar os ácidos e a eliminar as partículas de alimentos, tornando-a um aliado conveniente para a saúde oral", acrescenta.
Leia Também: Fio dentário nas crianças, sim ou não? E elixir? Falámos com uma dentista
Também são aliadas de pessoas que têm a boca seca e mau hálito porque "a estimulação da produção de saliva ajuda a aliviar estas condições incómodas, oferecendo um remédio simples mas eficaz". Para além de tudo isto, "a pastilha elástica sem açúcar pode desempenhar um papel na proteção contra a erosão dentária".
Têm ainda a "capacidade de reduzir a sensibilidade dentária, uma vez que a mastigação aumenta a saliva, o que pode atenuar significativamente a sensibilidade e o desconforto".
"Muitos ficam surpreendidos", mas "as pastilhas elásticas sem açúcar poderem reforçar o esmalte dos dentes, tal como o flúor", explica. Mais especificamente, "optar por uma pastilha com xilitol pode reduzir o ácido deixado nos dentes e ajudar a fornecer minerais essenciais ao esmalte".
Leia Também: Dentista revela com que frequência deve trocar a escova de dentes