Sim, leu bem. Fazer micro pausas ao longo do dia tem um impacto muito positivo nos níveis de energia. "Interromper o dia com pausas de um a dez minutos entre o trabalho, as tarefas e o facto de estar sempre em movimento pode ajudar a aliviar o stress e a ansiedade, assim como a estimulação excessiva da internet, das redes sociais e do tempo de ecrã", afirma Kamran Bedi, 'life coach', citado na Woman & Home.
Só precisa de 10 minutos para estas pausas e pode sempre colocar alarmes no telemóvel como lembrete. Não sabe o que fazer nestes curtos intervalos de tempo? Especialistas têm sugestões muito saudáveis e que não envolvem cafeína.
Leia Também: Sempre cansado e de mau humor? Aposte nesta vitamina
Por exemplo, Siân Winslade, outra 'life coach', recomenda que aproveite o tempo livre para beber água. "Manter uma garrafa de água por perto ajuda não só na concentração e no tempo de reação, mas também melhora a memória e o humor, e reduz as dores de cabeça, o cansaço e a ansiedade."
Zoe Thompson, outra 'life coach, citada na mesma revista, explica que ouvir música clássica pode ajudar a aumentar os níveis de energia e melhorar a concentração, algo comprovado por alguns estudos. "Música é ótima maneira de ancorar emoções específicas", acrescenta.
Pode ainda aproveitar para meditar. "Quer escolha uma meditação guiada ou simplesmente passe algum tempo numa sala tranquila, a meditação pode ajudá-lo a concentrar-se no presente e a estar consciente dos seus pensamentos e sentimentos", explica. Danny Griffiths, um professor de ioga, aconselha, claro, o ioga. "É uma ótima forma de o trazer para o momento presente e de o ajudar a concentrar-se."
"Mudar de ambiente permite uma maior estimulação do cérebro e melhora a concentração, reduz as hormonas do stress e melhora o humor", diz Siân Winslade. Isto significa que pode (e deve) sair para o exterior e, idealmente, fazer uma caminhada.
Leia Também: Qual a melhor hora para beber o último café do dia? Especialista explica