Se os olhos são 'o espelho da alma', o cabelo dá muitas pistas sobre o nosso estado de saúde, sobretudo quando a queda é excessiva. Em alguns casos, pode estar relacionada com mudanças na alimentação, como explica ao Daily Express a tricologista Anabel Kingsley, que estuda e trata cabelos.
"A causa mais comum da queda de cabelo diária excessiva nos meus clientes é a falta de uma dieta saudável, equilibrada e variada", afirma. Segundo a especialista um dos maiores erros é 'saltar' a primeira refeição do dia. "Peço sempre que façam um resumo de um dia típico e, muitas vezes, o pequeno-almoço consiste apenas num café. Porém, depois de dez ou mais horas de jejum, todas as células precisam de ser nutridas."
Leia Também: Dois superalimentos que são 'armas' contra a demência e o cancro
Como se isso não bastasse, "vejo frequentemente problemas com o crescimento e a qualidade do cabelo quando alguém não pesquisa sobre dietas à base de plantas antes de começar uma. Os veganos devem tomar um suplemento de vitamina B12, que só se encontra naturalmente nos produtos de origem animal, uma vez que a sua falta provoca uma queda excessiva de cabelo". Além disso, "o ferro e o zinco são menos biodisponíveis nos alimentos à base de plantas e as deficiências de ambos causam queda de cabelo, pelo que é aconselhável tomar suplementos e fazer análises sanguíneas anuais para monitorizar os níveis", refere também.
Adianta ainda que a vitamina D "tem um impacto significativo no ciclo de crescimento do cabelo e na saúde do couro cabeludo". E não é tudo. A falta de ferro no organismo também pode levar à queda de cabelo e enfraquecer os fios.
Leia Também: O 'lip oil' viral da Clarins tem três novas cores
Também é comum a queda de cabelo em pessoas em processo de emagrecimento, bem como uma diminuição do volume e da densidade dos fios. "A perda rápida de peso e a restrição drástica da ingestão de calorias e nutrientes causam quase sempre queda de cabelo", declara a tricologista.
A cabeleira também enfraquece com a falta de proteínas. "O cabelo é constituído principalmente por uma proteína chamada queratina. A falta de proteínas na dieta pode fazer com que os fios se tornem fracos e quebradiços. Por isso, tente incluir uma porção do tamanho da palma da mão de uma proteína, como queijo cottage, carnes magras, quinoa, ovos, feijão e peixe gordo em todas as suas refeições." Se tiver dificuldades em fazê-lo, um suplemento diário de proteínas pode ajudar, ainda que "não sejam mágicos".
O mesmo sucede quando corta drasticamente no consumo de hidratos de carbono e de gorduras saudáveis.
Leia Também: Os cuidados diários a ter para controlar os sintomas de dermatite atópica