É quase sempre certo. Em maio, com os termómetros a subir, todos se lembram que querem emagrecer. No entanto, trocar a 'fast food' por grelhados nem sempre é suficiente para perder peso e a realidade é que raramente surgem resultados sem uma mudança de hábitos e até de mentalidade.
Para ajudar, a nutricionista e personal trainer Aline Becker revelou, em entrevista exclusiva ao Sport Life, quatro dicas para emagrecer de forma rápida e sem sofrimento.
1- A última refeição do dia não deve ser feita muito tarde
Segundo Aline Becker, "quem come muito tarde acaba por atrapalhar a produção de melatonina", a hormona responsável por induzir o sono. Ou seja, este hábito aparentemente inofensivo pode estar a comprometer todos os seus esforços.
Refere também que "um sono insuficiente pode levar a um aumento da grelina, diminuição da leptina e o acréscimo também de endocanabinoides", que atuam no apetite. "Isso significa que a fome aumenta exponencialmente", diz. "Por outro lado, fica com mais vontade de consumir carboidratos e doces, e estimula muito os neurónios do apetite", alega a especialista.
Leia Também: Dois alimentos aparentemente inofensivos que aumentam o risco de demência
2- É importante incluir proteínas em todas as refeições
"A proteína tem um grande efeito termogénico. (...) Repara cabelo, pele, unhas, todos os tecidos do nosso corpo e ajuda também no ganho de massa muscular", detalhou.
3- Garanta o consumo de fibras e a ingestão de água
"A principal enzima responsável pela oxidação de gordura, que se chama AMPK, só é ativada quando o intestino está saudável." Quer isto dizer que, "não adianta fazer uma dieta hipocalórica se o intestino não estiver a funcionar bem. É necessário cuidar da saúde da microbiota intestinal para oxidar a gordura, para perder e queimar gordura", alerta, acrescentando que é também "muito importante" estar atento a eventuais alterações na cor, consistência e odor das fezes.
4- Aposte na prática de exercícios de força
"É fundamental no processo de emagrecimento", concluiu Aline Becker.
Leia Também: Perder peso? Nutricionista indica alimentos que imitam efeitos do Ozempic