A falta de ar, a fadiga e os membros inferiores inchados são alguns dos sintomas de insuficiência cardíaca. Segundo o 'website' do grupo Lusíadas, esta é uma doença predominante em idosos e que atinge 10% da população com mais de 70 anos. Esta sexta-feira, 3 de maio, assinala-se o Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca. Está inserido na semana europeia também dedicada ao mesmo tema.
"Esta doença surge quando a contração ou relaxamento do coração não são eficazes, o que faz com que não haja sangue suficiente a ser bombeado para fora do coração", revela o 'website'.
Leia Também: Para fortalecer o cérebro, aposte nestes quatro exercícios
Neste mesmo artigo, o médico cardiologista Nuno Antunes explica como pode reduzir o risco de vir a ter esta patologia. "Sendo a maioria dos casos resultado do efeito negativo dos fatores de risco cardiovascular, a sua prevenção passa pela vigilância e controlo rigoroso destes fatores de risco de forma precoce desde a sua deteção", explica.
Entre alguns deles estão a diabetes, a hipertensão e o tabagismo. Para tal, recomenda ainda que seja feita uma alimentação saudável, exercício físico e a medicação adequada.
Leia Também: Cardiologista revela cinco conselhos para prevenir um AVC