A inflamação é uma reação natural do corpo contra agressões a que estamos expostos diariamente, como vírus ou bactérias. Quando o nosso sistema imunitário não é capaz de vencer estas ameaças, o grau de inflamação pode tornar-se crónico e tem mais hipóteses de adoecer.
Para evitar que isso aconteça, a nutricionista Davineé Lingo aconselhou a adoção de uma dieta rica em vegetais coloridos, como a beterraba. Os benefícios são muitos, já que este alimento contém um pigmento - betalaína - responsável pela sua cor. Trata-se de um fitoquímico com uma poderosa ação antioxidante.
Leia Também: Nutricionista indica cinco frutas ricas em proteína. Costuma comprá-las?
"Foi demonstrado que as betalaínas reduzem vários marcadores de inflamação, diminuem a produção de radicais livres pró-inflamatórios e protegem o corpo de substâncias nocivas chamadas xenobióticos", salientou a nutricionista ao portal EatingWell, referindo-se às conclusões de um estudo publicado pelo Human Nutrition & Metabolism.
Especializada em saúde intestinal, Davineé Lingo referiu que a beterraba é fonte de nitratos dietéticos, "compostos naturais que o corpo converte em óxido nítrico, um importante mensageiro químico que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue".
Leia Também: Quatro bebidas que vão ajudá-lo a ter uma barriga lisa a tempo do verão