O Astória do InterContinental Porto - Palácio das Cardosas tem uma nova carta. 'As Nossas Raízes" são a inspiração desta carta criada por Vítor Santos, o novo chef do restaurante., criada pelo novo Chef do restaurante, Vítor Santos,
Das memórias de infância diretamente para a mesa do Astória, em cada prato, um toque das origens portuguesas, da nossa casa. As novidades incluem desde a reconstrução do famoso arroz de polvo da avó, passando pelo arroz de tortulhos da serra, até às tradicionais ameijoas à bolhão pato, a variedade é muita e os sabores são únicos.
Leia Também: O Local - Your Healthy Kitchen tem novos pratos para experimentar
"É com muito gosto que integro a chefia da cozinha do restaurante Astória e que apresento esta nova carta, onde são celebrados os produtos portugueses. A ideia é criar momentos de partilha à mesa, com pratos que nos remetem à nossa infância, às nossas origens", afirma o chef em comunicado. Vítor Santos refere também: "Dos sabores mais frescos do nosso mar aos mais apurados e tradicionais, cada prato tem um pouco do que nos representa. Não é apenas uma carta, é também a reflexão do meu desejo de moldar mentes e hábitos, apresentar novas sensações, aludir a viagens e memórias de infância, transformar, agradar e emocionar o cliente".
Pensado para partilhar, o couvert com vários tipos de pão inclui uma mistura fresca de pimentos, mozarela, azeitonas e pepino com um objetivo de fazer um dip com a focaccia. Nas entradas, a tábua de sabores portugueses é o início da viagem pelos caminhos da gastronomia portuguesa. Com uma apresentação viva e colorida, a reconstrução de uma salada de polvo à feira, o carpaccio depolvo, é a escolha ideal para quem também gosta de degustar com o olhar. Ainda nos Sabores de Partilha, não poderiam faltar as ameijoas à bolhão pato, um prato verdadeiramente nacional com cheirinho a maresia.
Leia Também: Mama Shelter recebe experiência que vai ficar gravada na pele
Navegando até aos pratos principais, será possível encontrar a intensidade dos tortulhos da serra, envolvidos num arroz malandrinho e acompanhados com bochecha de porco crocante, uma combinação imperdível. Como num menu português não pode faltar o bacalhau, neste caso com puré de batata e presunto, esta opção é para os verdadeiros fãs de combinações improváveis. Arroz de polvo, leitão com puré de trufa e legumes glaceados e pregado com batata, molho madeira e banana, são apenas algumas das várias opções.
Para dar um toque final doce, a recomendação do chef é um mini pão de ló de Ovar com sorvete de tangerina.
Conheça alguns dos pratos na fotogaleria acima.
Leia Também: Cotidiano tem nova morada em Lisboa com brunch instagramável