O sal é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, quando consumido em excesso pode provocar tensão arterial elevada, aumentar o risco de doenças cardíacas e de acidentes vasculares cerebrais.
Por isso, "recorrer às especiarias é uma boa alternativa" para dar sabor às refeições", diz a PronoKal em comunicado. Além disso, "ainda trazem propriedades benéficas para o organismo".
Com isto em mente, e na semana em que se assinala o Dia Mundial da Hipertensão, a 17 de maio, a PronoKal menciona 11 substitutos do sal e deixa algumas dicas de como os utilizar.
Leia Também: Nutricionista revela as dicas mais simples para começar já a emagrecer
Curcuma
É anti-inflamatória e o seu efeito é potenciado quando combinada com pimenta (um ótimo intensificador de sabor). Pode ser utilizada como tempero de saladas, em sopas ou como condimento em couve-flor assada no forno.
Caril
Condimento que vem da cozinha asiática e que tem muitas variedades no mercado. Dependendo da mistura de especiarias com que é feito, tem propriedades anti-inflamatórias e digestivas, entre outras. Pode utilizá-la para temperar alguma carne, como frango ou peru, pois dar-lhe-á um toque especial.
Leia Também: As cinco dicas de que precisa para conseguir uma barriga lisa e seca
Canela e cardamomo
Podem ser nossos aliados nos pratos doces ou mesmo para adicionar a chás de ervas. A canela, que também tem propriedades anti-inflamatórias, assenta na perfeição em alguns alimentos, como o arroz doce, sobremesa de baunilha ou a panquecas. Podem ser também uma boa alternativa aos adoçantes ou ao açúcar.
Cebola e alho desidratado
Para quem quiser dar um toque mediterrânico aos seus legumes salteados, são do melhor. Para além do seu sabor intenso e agradável, o alho é conhecido pelas suas propriedades antioxidantes, enquanto a cebola é benéfica para a saúde cardiovascular.
Leia Também: O 'truque' para um cérebro saudável passa pelo consumo deste nutriente
Pimento vermelho picante e malagueta moída
Para quem gosta de um sabor picante, pode adicionar pimento vermelho picante ou qualquer variedade de malagueta moída às suas sopas ou legumes salteados. Pode experimentar ainda noutros alimentos, como carnes, peixes e leguminosas.
Ervas aromáticas
Tal como as especiarias, são ingredientes muito populares na cozinha. Não só dão mais sabor aos alimentos, como também são uma parte importante da nossa cultura culinária.
Leia Também: O alimento (acessível) que mulheres com mais de 50 anos devem privilegiar
Orégãos
Conhecidos pelo seu potencial anti-inflamatório e digestivo, fazem parte da despensa da maioria dos lares. Podemos adicioná-los a pizzas, saladas, sopas e massas, juntamente com tomate cereja e cogumelos.
Salsa
Tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e diuréticas, também se destaca na nossa cozinha. É um bom intensificador de sabor e pode ser utilizada para temperar legumes salteados, legumes cozidos, carne ou peixe. Pode também utilizá-la para fazer vinagretes e temperar os seus pratos.
Leia Também: Quatro dicas simples para ter uma vida mais saudável, segundo uma médica