Existe uma semente que ajuda a baixar os níveis de colesterol e também a aliviar a obstipação e a regular o açúcar no sangue: a semente de linhaça. Proveniente do linho, que tem origem asiática e pertence à família Linácea, traz variadíssimos benefícios para a saúde, graças à sua riqueza nutricional, segundo o portal de saúde Saber Vivir.
A semente de linhaça é rica em ácidos gordos ómega-3, fibras e vitamina B1, essencial para o coração. Além disso, também é indicada para quem está em processo de emagrecimento, uma vez que as fibras ajudam a acelerar o trânsito intestinal, aumentando a eliminação de excessos e diminuindo a absorção de gorduras.
Leia Também: O alimento popular que todos conhecemos e faz maravilhas ao coração
De acordo com o mesmo 'website', os especialistas aconselham o consumo de 40 a 50 gramas de nozes e sementes por dia. Uma colher de sopa possui cerca de 10 gramas. Depois, pode juntar as sementes de linhaça a iogurte ou frutas da estação, saladas, sopas, caldos, batidos, sumos e sobremesas.
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: HDL e LDL. O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL é conhecido como 'mau colesterol' e transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl
Colesterol LDL - <115mg/dl
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Da próxima vez que comer as linhas pretas do camarão, lembre-se disto