É provável que esteja a cometer um erro quando passeia o cão. Saiba qual

Parece algo inofensivo, mas, na realidade, tem impacto no seu animal de estimação.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
20/05/2024 17:32 ‧ 20/05/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Animais de estimação

Passear regularmente com o cão tem múltiplos benefícios para todas as partes envolvidas. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas comete um erro. O quê? Passear o cão enquanto está ao telefone a enviar mensagens ou fazer 'scroll' nas redes sociais. 

Trata-se de um hábito comum a que os especialistas em animais chamam de "condução distraída", explica Katherine A. Houpt, uma professora emérita de medicina comportamental na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, citada no Huffpost, agregador de blogues.

Leia Também: Lagarta do pinheiro anda por aí. Veterinários partilham os cuidados a ter

Mais especificamente, "não estar atento ao seu cão e ao que está à sua volta é mau porque podem acontecer várias coisas", alerta a especialista. Por exemplo, o cão pode encontrar outro animal e, eventualmente, entrar em conflito ou comer uma planta tóxica.

Explica ainda que mesmo quando ouve música ou um podcast pode estar a "perder pistas auditivas importantes, como um ciclista que se aproxima a tocar a campainha, um skate a passar ou o rosnar de um cão nas proximidades", coisas que podem despoletar o seu cão.

"Quando um dono está mais atento ao que o rodeia, pode ser proativo em vez de reativo a estas coisas", afirma Melissa Bain, uma professora de ciência clínica do comportamento animal na UCDavis Veterinary Medicine, nos EUA. 

Existe mais um motivo para deixar o telemóvel no bolso quando passeia o cão: pode melhorar e fortalecer o laço que tem com o seu animal de estimação. 

Leia Também: Orquídeas são tóxicas para os gatos? Esclareça a dúvida

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas