Sempre foi magro e, de um dia para o outro, o seu corpo mudou? As nossas escolhas alimentares e estilo de vida estão, geralmente, na origem do aumento de peso. Mas, como explica ao jornal Metrópoles a endocrinologista Gabriela Iervolino, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, há mais motivos que não o deixam emagrecer.
Leia Também: Nutricionistas revelam os sete melhores alimentos com efeito 'anti-aging'
As alterações hormonais estão entre as principais causas apontadas pela médica, quer seja pelo desenvolvimento de hipotireoidismo (uma doença provocada pela presença de anticorpos contra a tiroide) ou devido a alguma doença que leve ao excesso de cortisol no organismo. Por outro lado, o sedentarismo e o metabolismo lento também são fatores de peso.
Além disso, Gabriela Iervolino explica que o uso de alguns medicamentos, como escitalopram, lítio, quetiapina, paroxetina e mirtazapina, também podem contribuir para o aumento do peso. "Podem fazer com que tenha mais fome", explica, acrescentando que, nesse caso, o melhor "é conversar com um especialista para ver se existe outra alternativa".
Leia Também: Microplásticos detetados em testículos. Cientistas nem queriam acreditar