Será que é mesmo importante fazer cocó todos os dias? Se tal não acontecer, é motivo para preocupar-se? O programa Today, do canal NBC, falou com um gastroenterologista para perceber melhor esta questão.
A verdade é que não existe uma única resposta para esta questão. "O trato digestivo de cada pessoa é diferente", começa por dizer o médico Anju Malieckal. Existem vários fatores que podem afetar a frequência com que faz o 'número dois', como a idade, o estilo de vida, a dieta ou o stress.
Leia Também: Será que existe uma melhor hora para fazer o 'número dois'?
"As idas à casa de banho podem ocorrer várias vezes ao dia, uma vez ao dia ou uma vez a cada dois ou três dias", continua. "À medida que envelhecemos, o nosso metabolismo fica mais lento. Então, o tempo que as fezes permanecem no intestino e o tempo de trânsito fica mais longo."
Mais importante do que fazer o 'número dois' todos os dias, é como o faz e como se apresenta. Revela que deverá ter uma cor acastanhada, ser liso e não muito firme. "Se se sente bem, vazio, aliviado, sem pressão ou dor, isso é uma boa indicação."
De outra forma, poderá dizer que algo se passa. "Se sentir desconforto, gases ou inchaço, ou sentir-se lento, também pode ser o corpo a dizer que a qualidade não é a melhor."
Leia Também: Médico revela o que deve comer para aliviar a prisão de ventre