O elevador panorâmico da Lada, que liga a Ribeira à Sé, reabre na próxima segunda-feira, dia 27 de maio, depois de uma reabilitação estrutural completa.
O Ascensor da Ribeira, conhecido por 'Elevador da Lada', passa um pouco despercebido entre as casas esguias e coloridas tradicionais da cidade, mas contempla uma vista fantástica sobre a Ribeira do Porto e o Cais de Gaia. Com uma altura de 33,9m, o elevador panorâmico está inserido no plano de reabilitação do Barredo, que se desenrolou durante cerca de 25 anos, ou seja, de 1974 a 1999, e foi pensado para vencer a diferença de quotas e facilitar o acesso à zona central do bairro.
Leia Também: Vai nascer a maior mini cidade de Lego na Lourinhã
Agora, a infraestrutura apresenta um passadiço renovado, nova cabine e sinalética informativa. Além disso, toda a estrutura metálica foi alvo de limpeza e tratamento adequados à corrosão a que está sujeita.
O regulamento e tarifário aprovados pelo município no final de 2023 entram agora em vigor, com a implementação de sistema de controlo de acessos que permite assegurar o serviço gratuito para titulares Cartão Porto. e Andante (com zona PRT1), assim como para utentes do centro social. Já os turistas poderão usufruir da vista acedendo ao equipamento com um bilhete Lada ou com um bilhete combinado Lada + Funicular.
Leia Também: Casa onde foram filmadas cenas do filme 'The Idea of You' está na Airbnb
A tarifa do bilhete Lada é de dois euros para adultos e um euro para crianças até aos 12 anos. O título combinado, que inclui uma viagem no Elevador da Lada e no Funicular dos Guindais tem um custo de cinco euros para adultos e três para crianças.
A partir da próxima semana já é possível utilizá-lo de domingo a quinta-feira, das oito às 22 horas, e sextas e sábados, das oito à meia-noite (horário de verão).
Leia Também: Porto. Da música à olaria, há novas experiências para viver no Saboaria