A Carica papaya Linn é uma planta herbácea pertencente à família das Caricaceae que pode ser consumida em cru ou em formas processadas, sendo ao natural a forma mais aconselhada. Embora tenham sido registadas mais de 50 variedades, aquelas que são de cultivo puro estão a diminuir devido à polinização descontrolada do mamão.
Devido aos componentes bioativos nas suas sementes, folhas e frutos, a papaia é caraterizada por ter excelentes benefícios antioxidantes, digestivos e nutracêuticos. É rica em vitaminas A, B, C, E e K, folato, ácido pantoténico, zeaxantina, licopeno, luteína, magnésio, cobre, cálcio e potássio. Por ser rica em fibras, antioxidantes e vitamina C, reduz o colesterol nas artérias, previne a artrite, o cancro, o risco de doenças cardiovasculares e o stress, reduz o envelhecimento, facilita a digestão e ajuda a reduzir o peso corporal.
© Diana Picas Carvalho, nutricionista do do grupo Trofa Saúde
Além de ser uma fruta muito fresca e, por isso, bastante apreciada no verão, contém uma enzima chamada papaína, que degrada as proteínas. Como tal, é uma excelente forma de terminar uma refeição, porque irá facilitar a digestão.
Leia Também: Moringa. Conheça a planta rica em propriedades anti-inflamatórias
Como conservar e consumir
Se for para consumo imediato ou no espaço de um dia, escolha a papaia com casca amarela, suave ao toque, mas não em demasia, e que exale um aroma agradável. De seguida, armazene a papaia no frigorífico. Caso não seja para consumo imediato, escolha a que tiver casca verde e deixe amadurecer fora do frigorífico.
Pode consumir a papaia de variadas formas: em sumos, 'smoothies' e batidos. É só 'dar asas à imaginação' e tirar o máximo proveito desta maravilhosa fruta.
Leia Também: De bestial a besta. Afinal, precisamos ou não de beber leite?