Um novo estudo do Institute of Tropical Medicine, na Bélgica, publicado no Journal of Medical Microbiology, revelou que podem existir alguns perigos ao usar elixir oral à base de álcool.
Segundo a investigação, o uso prolongado deste tipo de elixir, durante pelo menos três meses, levou ao aparecimento de bactérias associadas a doenças nas gengivas, cancro no esófago e colorretal.
Em causa estão as bactérias Fusobacterium nucleatum e Streptococcus anginosus. O estudo revelou ainda a diminuição de bactérias benéficas para regular a pressão arterial.
"Elixires à base de álcool estão amplamente disponíveis. As pessoas podem usá-los diariamente para combater o mau hálito ou prevenir a periodontite, mas devem estar cientes das implicações potenciais. Idealmente, o uso a longo prazo deve ser orientado por profissionais de saúde", explica Jolein Laumen, um dos autores do estudo.
Apesar das conclusões, o estudo tem algumas limitações uma vez que apenas foi feito em homens que tinham relações com outros homens e não foram tidos em conta maus hábitos de saúde relacionados com a dieta ou o tabaco.
Leia Também: Será que precisa mesmo de usar uma pasta de dentes com flúor?