Segundo um novo estudo, disponibilizado na Neuropsychologia, as mulheres que não usam contracetivos hormonais têm um melhor desempenho em tarefas e cometem menos erros quando estão com o período, em comparação com outros momentos do ciclo.
Para chegarem a esta conclusão, os investigadores da University College London, no Reino Unido, analisaram 241 indivíduos, incluindo 105 mulheres com ciclos menstruais naturais, assim como 47 mulheres que tomavam contraceção e 96 homens. Todos os participantes realizaram diferentes tarefas cognitivas.
Leia Também: Nem imagina como o estigma menstrual afeta mulheres e jovens
Não foram registadas diferentes no desempenho entre homens e mulheres, mas, com a experiência, constataram que as mulheres com ciclos menstruais naturais apresentavam tempos de reação mais rápidos, menor variabilidade e menos erros durante o período menstrual.
Descobriram ainda que tinham um pior desempenho durante a fase lútea, normalmente a semana antes da menstruação, em comparação com outras fases do ciclo.
Segundo os cientistas, o aumento do desempenho verificou-se apesar de as mulheres terem relatado pior humor e sintomas, e de acreditarem que os seus sintomas estavam a afetar negativamente o seu desempenho cognitivo.
Leia Também: Primeira menstruação acontece mais cedo, diz novo estudo