Infelizmente continua a existir mitos e muita desinformação sobre menstruação. Geralmente, "os mitos mais perigosos são aqueles que perpetuam o estigma, limitam o acesso a produtos menstruais ou espalham informações erradas sobre a saúde reprodutiva", alerta Shazia Malik, uma ginecologista, citada no Huffpost, agregador de blogues.
"Utilizar uma terminologia precisa e desmistificar os mitos com fatos pode ajudar a combater o estigma do período e garantir que a saúde menstrual é tratada com a importância que merece", acrescenta.
Leia Também: Primeira menstruação acontece mais cedo, diz novo estudo
1.º mito: É impossível engravidar quando está com o período
"Embora seja menos provável, ainda é possível engravidar se tiver relações sexuais desprotegidas com o período, especialmente se tiver um ciclo menstrual curto ou períodos irregulares."
2.º mito: Não se deve nadar quando se está com o período
"Exercício pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais e a melhorar o seu humor durante o período", afirma. É completamente seguro fazer natação desde que use os produtos menstruais corretos como tampões ou copos menstruais.
3.º mito: Não existe tensão pré-menstrual (tpm) e as dores menstruais são exageradas
"Síndrome da tensão pré-menstrual (tpm) é uma condição médica reconhecida que envolve sintomas físicos e emocionais reais," Para além disso, "as cólicas menstruais podem ser graves para algumas pessoas e não são imaginárias".
Leia Também: Mulheres cometem menos erros quando estão com o período, diz estudo