É um problema que deixa muitos em alerta: acordar com dores de cabeça. Felizmente, na maioria dos casos, culpa-se a desidratação ou o sono inadequado, mas existe uma justificação mais séria, alerta Michelle Jorgensen, uma dentista, citada no Manchester Evening News.
Segundo a especialista, "na maior parte das vezes significa que tem dificuldades em obter ar suficiente ao longo da noite para respirar corretamente enquanto dorme".
Leia Também: Como é que a masturbação pode ajudar a dormir melhor?
"Quando estamos acordados, todos os músculos da zona do pescoço mantêm abertas as vias respiratórias ou o tubo através do qual respiramos, mas quando adormecemos, especialmente num sono profundo, esses músculos relaxam", acrescenta.
Enquanto dorme "a língua e o tecido na parte de trás da garganta caem para a via aérea" e, claro, "se for pequena ou estiver obstruída por tecido, por algo, então vai bloquear essa via aérea". Quando isto acontece o copo faz de tudo para abrir as vias respiratórias.
Por isso, em primeiro lugar, "vai sair do sono profundo porque precisa de ativar um músculo". Trata-se de um processo que "cansa os músculos, por isso, acordamos com o maxilar dorido, os músculos doridos à volta da cara e dores de cabeça porque estamos a tentar respirar durante a noite".
Leia Também: Veja o que pode acontecer à sua pressão arterial quando se deita tarde