Existem múltiplos fatores que podem resultar em pontas do cabelo espigadas. Geralmente estão relacionados com desidratação ou o uso excessivo de produtos e ferramentas de calor para o cabelo. Elba Rodriguez, uma embaixadora da John Frieda House of Frieda, citada no BestLife, explica o que deve saber e os comportamentos a evitar.
É um problema que acontece "sobretudo em cabelos penteados regularmente com ferramentas quentes, tratamentos de coloração, relaxamentos e desgaste diário". Tudo isto pode resultar em "cabelos secos e espigados".
Para além disto, certos produtos para o cabelo, especialmente os que contêm álcool e fragrâncias, são capazes de causar estragos e desidratar o cabelo.
É ainda importante ter em conta "os agressores ambientais, como o sol e a poluição" que também "afetam a qualidade do seu cabelo, tornando-o mais propenso a danos, o que pode causar pontas espigadas". Por último, menciona que alimentação tem um impacto significativo no cabelo, assim como nas unhas e na pele.
Para terminar, avisa que "embora existam muitos produtos que ajudam a disfarçar e a reparar as pontas espigadas, se não forem cortadas, as pontas espigadas podem subir pela haste capilar e fazer com que o cabelo parta em comprimentos irregulares, obrigando as pessoas a usar estilos mais curtos".
Leia Também: Não deixe que o suor estrague o seu cabelo durante os treinos