Quase todas as frutas devem ser lavadas antes de serem consumidas e, claro, os mirtilos não são uma exceção a esta regra. Porquê? "Devem ser lavados porque podem transportar sujidade, detritos, insetos, parasitas e outros contaminantes", alerta Bryan Quoc, cientista alimentar e autor, citado no website de Martha Stewart.
Mas, antes de começar, tem de inspecionar e remover [os] que estão bolorentos ou partidos, assim como detritos como folhas ou caules", aconselha Trung Vu, um chef, citado no mesmo website.
Leia Também: Afinal, quantas cerejas pode comer por dia? Especialista responde
Para além disto, o chef explicou tudo o que deve fazer quando chegar a hora de lavar os mirtilos. Primeiro coloque os mirtilos num escorredor, mas não o encha demasiado para conseguir lavar todos. "Lave os mirtilos em água fria corrente, agitando-os suavemente com as mãos para garantir que todos os frutos são expostos à água", recomenda. Depois tem de agitar o escorredor para eliminar o excesso de água.
Quando terminar deve secá-los para não estragarem. Como? Forre um tabuleiro de ir ao forno com uma toalha de pano limpa ou várias folhas de papel de cozinha. Coloque os mirtilos no tabuleiro criando apenas uma camada. Seque-os com o pano ou papel. Deixe os mirtilos repousar durante cerca de cinco minutos e estão prontos a comer.
Leia Também: Melancia com a casca rachada? É melhor não comprar