Desengane-se se pensa que a proteína é uma moda ou somente benéfica para desportistas. Na realidade, faz mesmo muita falta ao organismo. Além de ser fundamental para a manutenção da massa muscular, também ajuda na regulação do apetite. É por isso que, quando está em falta, o corpo ressente-se.
"Se está a ingerir pouca proteína, o seu corpo pode dar-lhe sinais que indicam a necessidade de mais deste nutriente essencial para funcionar corretamente", alerta a nutricionista Ana Rita Campos, numa publicação feita na rede social Instagram. Um desses sinais é a necessidade constante de petiscar. "As refeições com um teor de proteína ajustado são mais saciantes. Pão branco com manteiga dá-lhe saciedade durante uma hora, enquanto pão com ovo mexido confere saciedade durante três ou mais horas", exemplifica.
Leia Também: A fruta comum em Portugal que reduz o colesterol e faz bem ao coração
Refere ainda que a perda de massa muscular também poderá ser um sinal de que estar a ingerir pouca proteína. Isto porque "a proteína é essencial para o ganho e manutenção de massa muscular", sublinha.
A falta de proteína manifesta-se igualmente na pele, unhas e cabelo. "Deixa o sistema imunitário mais fraco e o seu corpo não consegue produzir anticorpos e células de defesa suficientes."
Leia Também: Nutricionista diz-lhe o que fazer para emagrecer ainda este mês